14 de Fevereiro – Confiando no Poder de Deus

Share

Peço que ele ilumine os olhos do coração de vocês, para que saibam qual é a esperança da vocação de vocês, qual é a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual é a suprema grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder (Efésios 1:18-19).

O mesmo poder divino que criou, sustenta e controla o universo, assegura sua salvação.

O poder de Deus é incrível! Davi escreveu: “Teu, SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade, porque teu é tudo o que há nos céus e na terra. Teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos. Riquezas e glória vêm de ti. Tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder. Contigo está o engrandecer e dar força a todos. Agora, ó nosso Deus, graças te damos e louvamos o teu glorioso nome” (1 Crônicas 29:11-13).

Em Efésios 1:19, Paulo se concentra em uma das principais características do poder de Deus: Sua capacidade de garantir a salvação de Seu povo. E ele ora para que você entenda a grandeza inigualável dessa verdade.

A palavra grega traduzida como “poder” é dunamis, da qual vêm as palavras “dinamite” e “dínamo”. Esse poder é ativo, dinâmico e convincente – e é poderoso em seu nome. Nem sempre você pode sentir isso, no entanto, está lá.

Pedro expressa o mesmo pensamento no capítulo 1 versículo 5 de sua primeira carta, onde ele diz que você está “guardado pelo poder de Deus, mediante a fé” em Cristo. Nesse versículo, “guardado” significa “protegido”, e reflete a confiança de Pedro de que a salvação é inviolável.

O mesmo poder ilimitado que criou, sustenta e controla o universo, salvou você e o mantém salvo. É por isso que Jesus disse que ninguém pode arrancá-lo da mão do Pai (João 10:29). Nem mesmo Satanás tem o poder de fazer isso. Paulo acrescentou com confiança que nada, portanto, pode separá-lo do amor de Deus (Romanos 8:38-39). Essa é a confiança que você deve ter enquanto vive a cada dia.

Sugestão para oração

Ore por uma maior iluminação espiritual e uma compreensão mais clara da sua segurança em Cristo. Nada roubará sua garantia mais rápido do que o pecado não confessado. Se isso aconteceu com você, confesse-o imediatamente e se afaste disso. Então, peça a Deus que lhe restitua a alegria da sua salvação.

Estudo adicional

Leia 1 Crônicas 29:11-13.

Que prerrogativas Davi atribuiu a Deus (v. 11-12)?

Qual foi a resposta de Davi ao poder de Deus (v. 13)?

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso
Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET - Junta de Educação Teológica do IRSE - Instituto Reformado Santo Evangelho.