13 de Fevereiro – Preservando Diligentemente a Unidade

Share

[…] fazendo tudo para preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz (Efésios 4:3).

A unidade do Espírito deve ser vivamente mantida por cristãos humildes, mansos, pacientes e amorosos.

O texto de hoje explica o objetivo da caminhada piedosa: a unidade do Espírito. Jesus orou pelos cristãos: “a fim de que todos sejam um. E como tu, ó Pai, estás em mim e eu em ti, também eles estejam em nós” (João 17:21). Nosso testemunho ao mundo depende da nossa unidade como crentes.

O mundo está cheio de discórdia, animosidade, amargura e ressentimento. Se no mundo existe um oásis de unidade e harmonia, as pessoas vão se perguntar o que temos. Então, temos a oportunidade de dizer: “Isto é o que Cristo pode fazer”. O mundo precisa ver que a igreja não é apenas outro clube social, mas uma instituição de Deus, nascida de forma sobrenatural, sobrenaturalmente sustentada, com um destino sobrenatural.

A nossa unidade depende de virtudes como mansidão, paciência e tolerância amorosa. Sem elas, a unidade é impossível. Além disso, nossa unidade exige diligência. A palavra traduzida como “preservar”, em Efésios 4:3, traz ideia de zelo e urgência: “Trabalhemos nisso, e agora”. Precisamos de dedicação total. Mas, não diga primeiro: “vou dirigir o comitê” ou “vou fazer os cartazes”. Esta é uma passagem pessoal, e se você quer se apressar e começar a trabalhar na unidade, você precisa começar em seu coração. Primeiro, comece caminhando piedosamente, coadunando sua vida com sua teologia.

Estou triste por toda a desunião e discórdia na igreja hoje. Uma das principais causas é o foco denominacional – o que nos divide. Em vez disso, devemos nos concentrar em distintivos bíblicos – o que nos une. Precisamos nos humilhar e aprender a amar uns aos outros. Isso não acontecerá ao se iniciar um movimento ecumênico global, mas acontecerá quando nos tornarmos o que Deus quer nós sejamos. Trabalhar na unidade é uma tarefa de tempo integral, que exige máxima dedicação e obediência de todos os cristãos.

Sugestão para oração

Ore para que Deus una sua igreja ao redor do mundo, e que Ele comece isso com você.

Estudo adicional

Leia sobre a unidade da igreja primitiva em Atos 2:42-47 e 4:32-37.

O que caracterizou esses crentes?

Quais são as suas características que precisam ser trabalhadas?

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso
Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET - Junta de Educação Teológica do IRSE - Instituto Reformado Santo Evangelho.