12 de Fevereiro – Deus é Um

Share

[…] o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR (Deuteronômio 6:4).

Existe apenas um Deus verdadeiro.

Quando Deus libertou Israel para levá-lo à terra prometida, Ele disse: “Não tenha outros deuses diante de mim” (Êxodo 20:3). Mais tarde, Moisés disse aos israelitas: “[…] o SENHOR é Deus; nenhum outro há, além dele” (Deuteronômio 4:35) e “o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR” (6:4). Israel deveria acreditar no único Deus.

No entanto, Jesus afirmou ser Deus. Ele é outro Deus? De modo nenhum. Em Marcos 12: 29-30, Jesus citou Deuteronômio 6:4-5: “Escute, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Portanto, ame o SENHOR, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força”. Se Jesus fosse outro Deus, ele poderia ter dito: “Divida sua fidelidade entre nós dois”. Mas Jesus disse que devemos amar a Deus com um compromisso indiviso. Portanto, ele concorda com Moisés que existe apenas um Deus. Contudo, ele também diz: “Eu e o Pai somos um” (João 10:30).

Paulo também discorre sobre a unidade de Deus em 1 Coríntios 8. Os sacerdotes pagãos em Corinto vendiam frequentemente a carne que havia sido sacrificada aos ídolos. Alguns novos convertidos ficaram escandalizados quando outros cristãos comeram aquela carne. Em resposta, Paulo disse a eles: “Quanto a comer alimentos sacrificados a ídolos, sabemos que o ídolo, por si mesmo, nada é no mundo e que não há senão um só Deus” (v. 4).

Como um ídolo representava um deus inexistente, não havia nada de errado em comer a comida. Ele continuou: “Porque, ainda que existam alguns que são chamados de deuses, quer no céu ou sobre a terra — como há muitos “deuses” e muitos “senhores” —, para nós, porém, há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos, e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem todas as coisas existem e por meio de quem também nós existimos” (v. 5-6). Como todas as coisas podem ser de Deus Pai, para quem nós existimos, e do Senhor Jesus Cristo, por meio de quem nós existimos? Porque eles são um.

Sugestão para oração

Louve a Deus como Davi fez: “Portanto, grandioso és tu, ó SENHOR Deus, porque não há ninguém semelhante a ti, e não há outro Deus além de ti, segundo tudo o que nós mesmos temos ouvido” (2 Samuel 7:22).

Estudo adicional

Leia Ezequiel 6.

Qual foi a resposta de Deus à idolatria de Israel?

Como Deus se sente sobre qualquer coisa que possa ocupar o primeiro lugar em seu coração em vez de Ele?

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso
Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET - Junta de Educação Teológica do IRSE - Instituto Reformado Santo Evangelho.