9 de Fevereiro – Entendendo o seu Chamado

Share

[…] Peço que ele ilumine os olhos do coração de vocês, para que saibam qual é a esperança da vocação de vocês… (Efésios 1:18).

A esperança da sua vocação é baseada nas promessas de Deus e nas obras de Cristo.

Em Efésios 1:3-14, Paulo proclama as bênçãos da nossa salvação. No versículo 18, ele ora para que compreendamos essas grandes verdades, que ele resume na frase “a esperança da vocação de vocês”.

“Chamado” aqui se refere ao chamado efetivo de Deus – o chamado que redime a alma. A Escritura fala de dois tipos de chamado: o chamado geral (ou do evangelho) e o chamado efetivo ou específico. O chamado do evangelho é dado pelos homens e é um chamado universal para se arrepender e confiar em Cristo para a salvação (por exemplo, Mateus 28:19, Atos 17:30-31). Ele é para todos os pecadores, mas nem todos os que o ouvem respondem com fé.

O chamado efetivo é dado somente por Deus aos eleitos. Por ele, Deus fala com a alma e concede fé salvadora (João 6:37-44, 65; Atos 2:39). Todos os que o recebem respondem com fé.

A esperança do seu chamado efetivo está alicerçado nas promessas de Deus e nas obras de Cristo (1 Pedro 1:3), e é caracterizada por uma expectativa  confiante, que aguarda pacientemente que essas promessas sejam cumpridas. É sua esperança de glorificação final e de compartilhar a glória de Deus quando Cristo retornar (Colossenses 3:4). É uma fonte de força e estabilidade em meio às provações da vida (1 Pedro 3:14-15). Por conseguinte, deve preenchê-lo com alegria (Romanos 5:2) e motivá-lo a viver piedosamente (1 João 3:3).

Ao enfrentar este novo dia, tenha confiança de que você é um dos eleitos de Deus. Ele chamou você para si mesmo e irá guarda-lo, não importa quais as circunstâncias que você enfrenta. Nada pode separá-lo do Seu amor (Romanos 8:38-39)!

Sugestão para oração

Agradeça a Deus pela segurança da sua salvação.

Peça a Ele que marque seu coração pelas bênçãos e responsabilidades do seu chamado.

Viva hoje em antecipação ao regresso de Cristo.

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso
Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET - Junta de Educação Teológica do IRSE - Instituto Reformado Santo Evangelho.