8 de Fevereiro – Compreendendo o que você tem

Share

Peço ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, que conceda a vocês espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele (Efésios 1:17).

Sua herança em Cristo é tão grandiosa e profunda que você não pode compreendê-la sem a permissão de Deus.

O publicista do jornal, William Randolph Hearst, investiu uma fortuna na coleção de grandes obras de arte. Um dia, ele leu sobre um trabalho extremamente valioso e decidiu adicionar à sua coleção. Seu agente procurou as galerias do mundo, mas sem sucesso. Finalmente, depois de muitos meses de esforço e com muitos gastos, o agente encontrou o trabalho de arte premiado: ele havia sido armazenado em uma das salas de Hearst o tempo todo!

Essa história é paralela aos cristãos que estão constantemente procurando por algo a mais porque não entendem o que já têm em Cristo. Como Paulo sabia que isso era um problema potencial, ele orou a Deus para nos permitir compreender nossas riquezas espirituais.

“Espírito”, no versículo 17, refere-se a uma disposição ou atitude de humildade, como “Bem-aventurados os pobres de espírito” (Mateus 5:3). “Revelação” é o conhecimento que Deus transmite através da Sua Palavra. “Sabedoria” é a aplicação desse conhecimento à vida diária. O efeito combinado é uma atitude humilde em relação à Palavra de Deus que nos compeli a aprender e a integrar em todos os aspectos de sua vida.

No nível humano, a plenitude da sua herança em Cristo é incompreensível. A Palavra de Deus revela muitos dos seus benefícios, e o Espírito Santo capacita você enquanto aprende a viver de acordo com seus princípios; contudo, muito disso permanecerá um mistério nesta vida (1 João 3:2). A oração de Paulo é que você entenderá o máximo possível para que a sabedoria e a revelação piedosas governem todas as suas atitudes e ações. Deixe que isso seja o seu objetivo hoje.

Sugestão para oração

Agradeça a Deus pelas incompreensíveis riquezas que são suas em Cristo.

Ore para que você possa sempre se aproximar de Sua Palavra com um coração submisso e que permite ser ensinado.

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso
Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET - Junta de Educação Teológica do IRSE - Instituto Reformado Santo Evangelho.