7 de Fevereiro – O Exemplo da Paciência de Cristo

Share

[…] vivam com longanimidade… (Efésios 4:1-2).

Jesus é o nosso maior exemplo de paciência, uma vez que Ele suportou tudo para efetuar a nossa redenção.

Paulo nos diz aqui que na caminhada piedosa deve haver paciência, e mais uma vez observamos que Jesus é um exemplo disso para nós. Ao longo dos Evangelhos, Cristo repetidamente demonstrou os três aspectos da paciência que exploramos anteriormente.

Primeiro, Ele sofreu circunstâncias negativas. Antes de ter vindo ao mundo, Jesus estava com o Pai na glória do Céu, onde os anjos o louvavam e o adoravam continuamente. Ele deixou um lugar de completa perfeição e amor e foi a um lugar onde foi zombado, odiado, rejeitado, blasfemado e crucificado. Ele “suportou a cruz” (Hebreus 12:2), embora tivesse o poder de escapar dela.

Jesus também lidou com pessoas difíceis. Na noite anterior à Sua crucificação, depois de três anos ensinando sobre amor e humildade, seus discípulos discutiram sobre qual deles era o maior (Lucas 22:24). Entretanto, Jesus não desistiu deles. Mais do que isso, orou por aqueles que cuspiram e zombaram dele na cruz: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (23:34). Cristo queria que seus assassinos fossem perdoados, para que eles pudessem estar com Ele no céu para sempre.

No Jardim do Getsêmani, poucas horas antes de ser crucificado, Jesus mostrou sua vontade de aceitar o plano do Pai. Ele orou: “Meu Pai, se é possível, que passe de mim este cálice! Contudo, não seja como eu quero, e sim como tu queres” (Mateus 26:39). Ele conseguiu suportar o sofrimento inimaginável, pois sabia que era a vontade de Deus.

Devemos agradecer pela “paciência perfeita” de Cristo (1 Timóteo 1:16), porque nosso pecado o ofendeu uma e outra vez. Ele poderia ter nos enviado ao inferno no primeiro momento em que pecamos, mas Seu Espírito nos atraiu pacientemente para o arrependimento. Por sua paciência, devemos nos comprometer a seguir o Exemplo Perfeito.

Sugestão para oração

Ore para que Deus lhe dê força diariamente para ser paciente em todas as coisas, assim como Cristo foi.

Estudo adicional

Hebreus 12:3 nos diz para considerarmos “aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que nós não nos cansemos nem desanimemos. O exemplo da paciência de Cristo nos encoraja a resistir ao sofrimento. Encontre outras demonstrações de Sua paciência nos Evangelhos e considere como Seu exemplo pode afetar sua atitude durante as tribulações da vida.

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso
Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET - Junta de Educação Teológica do IRSE - Instituto Reformado Santo Evangelho.