6 de Fevereiro – Deus é Espírito

Share

Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade (João 4:24).

Deus é uma pessoa, mas não possui características físicas.

Devemos entender, antes de tudo, que Deus é uma pessoa, não uma força cósmica incognoscível. Em Sua Palavra, Deus se chama Pai, Pastor, Amigo, Conselheiro e muitos outros nomes pessoais. Deus é sempre referido como “Ele”, não “ele”. Deus também possui características pessoais: Ele pensa, age, sente e fala.

Aprenderemos três aspectos da pessoa de Deus nos próximos dias: Deus é espírito, Deus é um, e Deus é três. Primeiro, Deus não tem corpo físico como nós. “Deus é espírito” (João 4:24), e “um espírito não tem carne e ossos” (Lucas 24:39). Paulo diz que Ele é “invisível” (1 Timóteo 1:17). Deus se representou como luz, fogo e nuvem, no Antigo Testamento, e na forma humana de Jesus Cristo, no Novo Testamento. Mas tais revelações visíveis não revelaram a totalidade ou a plenitude da natureza de Deus.

Você pode se perguntar sobre versos como o Salmo 98:1: “A sua mão direita e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória.”, e Provérbios 15:3: “Os olhos do SENHOR estão em todo lugar”. Essas descrições são chamadas de “antropomorfismos”, oriundas das palavras gregas para “homem” e “forma”. Imaginamos a Deus como se Ele fosse um homem, porque Deus escolheu se descrever de uma maneira que possamos compreender. Se Ele não acomodasse Sua revelação ao nosso nível finito, não teríamos como entendê-Lo.

Todavia, você não deveria tomar literalmente os antropomorfismos. Caso contrário, você terá uma falsa visão de Deus que o rouba de Sua natureza real e de Seu verdadeiro poder. Observe o Salmo 91:4: “Ele o cobrirá com as suas penas, e, sob as suas asas, você estará seguro; a sua verdade é proteção e escudo”. Deus, certamente, não é um pássaro, e também não é um homem (Números 23:19 ) – Ele é espírito.

Sugestão para a oração

Agradeça a Deus por Ele ter concedido que meras criaturas como nós pudéssemos conhecê-lo.

Estudo adicional

Embora Deus seja invisível, “desde a criação do mundo, Ele tem sido percebido por meio das coisas que fez” (Romanos 1:20). Leia a resposta de um homem piedoso à revelação natural de Deus no Salmo 104.

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso
Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET - Junta de Educação Teológica do IRSE - Instituto Reformado Santo Evangelho.