5 de Fevereiro – Alegria e Piedade

Share

[…] fico contente e me alegro com todos vocês (Filipenses 2:17).

A verdadeira alegria está diretamente relacionada à vida divina.

A carta aos filipenses é muitas vezes chamada de a carta da alegria – e com razão, porque a alegria do crente é o seu principal tema. Paulo amava os cristãos filipenses e eles o amavam. Quando souberam que o apóstolo havia sido preso por pregar o evangelho, eles ficaram profundamente preocupados.

Paulo escreveu para aliviar seus medos e encorajar sua alegria. Em suas próprias circunstâncias, ele disse: “Entretanto, mesmo que eu seja oferecido como libação sobre o sacrifício e serviço da fé que vocês têm, fico contente e me alegro com todos vocês” (Filipenses 2:17-18).

Muitas vezes, um sacrifício de animais judeus era acompanhado por uma oferta de libação ou bebida (por exemplo, Números 15:1-10). O animal era o maior sacrifício; a libação é menor. Com essa imagem, Paulo colocou maior significado na fé e no bem-estar espiritual de seus leitores do que em sua própria vida. Sofrer por causa de Cristo trouxe alegria para Paulo, e o apóstolo queria que os filipenses compreendessem essa perspectiva e se alegrassem com ele.

O apóstolo também queria que os Filipenses entendessem que a alegria não opera no vácuo. Está diretamente relacionado à vida divina. Cristo é a sua fonte; a obediência é o seu sustento. Vemos isso no grito de arrependimento de Davi: “Restitui-me a alegria da tua salvação” (Salmo 51:12). Paulo conhecia a alegria do Senhor, porque confiava em Cristo e obedecia a Sua vontade.

A escassez de alegria e piedade no mundo de hoje torna imperativo que os cristãos demonstrem essas características. Como nós, outros verão nossas boas obras e nosso Pai Celestial será glorificado (Mateus 5:16).

Sugestão para oração

Peça ao Espírito Santo que use nossos estudos diários para fortalecer sua alegria e aumentar sua piedade.

Procure emular a atitude de Paulo de preferir os outros do que a si mesmo – um elemento-chave na alegria cristã.

Estudo adicional

Leia a carta aos Filipenses, observando cada referência à alegria.

O que trouxe alegria a Paulo?

Sobre o que ou quem você deposita sua alegria?

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso
Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET - Junta de Educação Teológica do IRSE - Instituto Reformado Santo Evangelho.