2 de Fevereiro – Paciência Bíblica

Share

[…] vivam de maneira digna da vocação a que foram chamados, com longanimidade (Efésios 4:1-2).

Os cristãos pacientes suportam circunstâncias negativas, lidam com pessoas difíceis e aceitam o plano de Deus para tudo.

Em um instante, microondas, drive-thru… “Eu quero agora”! A paciência é difícil de encontrar nesta cultura. Ficamos chateados se tivermos de esperar muito tempo na fila do supermercado ou ficar preso atrás do cara dirigindo lentamente.

No entanto, a Escritura nos diz que hoje nossas vidas precisam ser marcadas pela paciência. A palavra grega traduzida como “longanimidade” significa, literalmente, “temperamento longo”. Uma pessoa paciente não tem um “pavio” curto ou perde a paciência facilmente.

Há três aspectos da paciência bíblica. Primeiro, a paciência nunca cede em circunstâncias negativas, não importa o quão difícil seja. Deus disse a Abraão que o tornaria uma grande nação e daria a Canaã os seus descendentes (Gênesis 12:2, 7). Quando Deus fez essa promessa, Abraão e Sara não tiveram filhos. Eles tiveram que esperar muito além de seus anos férteis até que Deus lhes desse um filho. Mas Hebreus 6:15 diz: “E assim, depois de esperar com paciência, Abraão obteve a promessa”. “Não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus” (Romanos 4:20). Ele confiava em Deus e esperava pacientemente que Ele cumprisse Sua promessa.

Um segundo aspecto da paciência é lidar com pessoas difíceis. Paulo nos diz para “sermos pacientes com todos os homens” (1 Tessalonicenses 5:14). Nisto é aplicado a “mansidão” – um espírito que se recusa a retaliar. Nossa reação normal é defensiva quando provocada. Mas uma pessoa paciente é insultada, perseguida, recebe tratamento injusto, é difamada e odiada. Você não pode começar uma briga com uma pessoa paciente. Ele defende Deus, não ele mesmo, sabendo que o Senhor retribuirá todos os erros no momento certo.

Em terceiro lugar, a paciência aceita o plano de Deus para tudo. Não questiona Deus. Uma pessoa paciente diz: “Senhor, se isto é o que foi planejado para mim, tudo bem”. Romanos 8:28 diz: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Como Deus está no controle, podemos ser pacientes, esperando que Ele realize a sua vontade.

Sugestão para oração

Peça a Deus para ajudá-lo a reconhecer quando você estiver disposto a ser impaciente. Quando esses momentos vierem, ore pedindo força para suportá-los.

Estudo adicional

Tiago 5:10 diz que os profetas eram exemplos de sofrimento e paciência. Leia o que dois profetas tiveram que suportar em Isaías 6:9-12 e Jeremias 1:5-19.

Como eles podem ser exemplos para você enquanto procura ser fiel diante das provas da vida?

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso
Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET - Junta de Educação Teológica do IRSE - Instituto Reformado Santo Evangelho.