1 de Fevereiro – Você é Manso?

Share

[…] vivam de maneira digna da vocação a que foram chamados, com toda a mansidão… (Efésios 4:1-2).

Para se tornar mais manso, comece analisando mais detidamente suas atitudes.

Entendemos que a mansidão é essencial para aqueles que desejam caminhar piedosamente. Como você pode dizer se é manso? Eu lhe darei algumas perguntas práticas para que você possa avaliar-se honestamente.

Em primeiro lugar, você tem autocontrole? Você governa seu próprio espírito (Provérbios 16:32), ou o seu temperamento geralmente inflama? Quando alguém te acusa de alguma coisa, você imediatamente se defende ou está mais inclinado a considerar se há alguma verdade no que está sendo dito?

Em segundo lugar, você fica enfurecido apenas quando Deus é desonrado? Você se irrita com o seu pecado ou quando a Palavra de Deus é pervertida por falsos mestres?

Em seguida, você é pacífico? Pessoas mansas são pacificadoras. Efésios 4:3 diz que elas são “diligentes para preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz”. Se alguém cai em pecado, você condena ou faz fofocas sobre essa pessoa? Gálatas 6:1 nos instrui a restaurar os irmãos pecadores “em espírito de mansidão; cada um olhando para si mesmo, para que também não seja tentado”. As fofocas e a condenação dividem os crentes; o perdão e a restauração os unem. Pessoas mansas não iniciam brigas; elas acabam com as brigas.

Em quarto lugar, você aceita críticas sem retaliação? Se a crítica é correta ou errada, você não deve atacar de volta. Na verdade, você pode agradecer seus críticos, porque a crítica pode mostrar suas fraquezas e ajudá-lo a crescer.

Finalmente, você tem a atitude certa em relação ao não salvo? Pedro diz: “[…] pelo contrário, santifiquem a Cristo, como Senhor, no seu coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que pedir razão da esperança que vocês têm” (1 Pedro 3:15). Se formos perseguidos, é fácil para nós pensarmos: ele não podem me tratar assim – eu sou filho de Deus. Mas Deus quer que nos aproximemos do não salvo com mansidão, percebendo que Deus nos alcançou com mansidão antes de sermos salvos (Tito 3:3-7).

Considere cuidadosamente suas respostas a essas questões e comprometa-se a ser caracterizado pela mansidão. Lembre-se de que “um espírito manso e tranquilo é de grande valor diante de Deus” (1 Pedro 3:4).

Sugestão para oração

Se alguma dessas questões apontou deficiências na sua mansidão, peça a Deus para fortalecer essas áreas.

Estudo adicional

Paulo foi muitas vezes criticado por aqueles que queriam usurpar sua autoridade sobre a igreja. Estude a resposta de Paulo a essas pessoas em 2 Timóteo 2:24-26.

Pense sobre a aplicação desta passagem às situações em sua vida.

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso
Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET - Junta de Educação Teológica do IRSE - Instituto Reformado Santo Evangelho.