18 de Janeiro – A Escravidão Libertadora

Share

Nele temos a redenção… (Efésios 1:7).

A escravidão do pecado é escravidão; a escravidão para Deus é liberdade.

A liberdade é uma coisa preciosa. As pessoas ao longo da história oraram, lutaram e até morreram por isso. Nossa Declaração de Independência mantém a Liberdade como um dos nossos direitos inalienáveis.

Todavia, a verdade é que, independentemente da situação política de cada país, todos são escravos – quer para o pecado ou para Deus. Jesus disse que “todo aquele que comete pecado é escravo do pecado” (João 8:34). Paulo acrescentou que toda a criação é escrava da corrupção (Romanos 8:21). Entretanto, os crentes “foram libertados do pecado e escravizados para Deus” (Romanos 6:22).

O Império Romano tinha cerca de vinte milhões de escravos; o comércio de escravos era uma indústria importante. Para um escravo ganhar sua liberdade, um preço de resgate devia ser pago. A palavra grega para tal transação é lutroō, que Paulo usa em Efésios 1:7, para falar da nossa “redenção” da escravidão do pecado.

A escravidão do pecado é escravidão; a escravidão para Deus é liberdade. Isso parece paradoxal, mas Deus é o Rei Soberano, e a verdadeira liberdade significa ter a capacidade de inclinar a sua vontade para a vontade de Deus, e assim tornar-se tudo o que Ele criou para você ser. Mesmo que você falhe às vezes, seu maior desejo e maior objetivo, como crente, é ser semelhante a Cristo (1 João 2:5-6). Aqueles que são escravos do pecado não podem fazer isso; aliás, nem querem.

Hoje você tem muitas oportunidades para demonstrar sua submissão a Cristo. Deixe suas atitudes e ações falarem claramente do seu amor pelo Mestre.

Sugestão para oração

Agradeça ao Senhor por Ele ser um mestre fiel e justo que sempre faz o que é melhor para os seus servos. Um escravo egoísta é uma contradição. Peça ao Senhor para protegê-lo de pensamentos e ações que sejam contrárias à Sua vontade.

Estudo adicional

De acordo com 1 Coríntios 4:1-2, qual é a característica fundamental de um servo de Cristo? Leia Mateus 24:42-51. Como Jesus descreve um servo sábio? Leia Filipenses 2:5-11. Como Jesus mostrou o coração de um servo? Quais as implicações que o seu exemplo tem para a sua vida?

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso
Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET - Junta de Educação Teológica do IRSE - Instituto Reformado Santo Evangelho.