15 de Janeiro – A Importância da Humildade

Share

Andai… com toda a humildade (Efésios 4:2).

A humildade é fundamental para o crescimento espiritual e as bênçãos.

Não é segredo que os problemas familiares estão em ascensão. Maridos e esposas vivem em conflitos. Crianças se rebelam contra seus pais. Infelizmente, a maioria das soluções propostas lida apenas com as questões periféricas em vez da questão central, que é o orgulho. Nunca haverá unidade ou felicidade em uma família sem humildade.

A humildade não é apenas essencial nas famílias; também é um ingrediente básico para toda benção espiritual. O livro de Provérbios é rico com esse ensino. “Quando vem a soberba, a desgraça não tarda, mas com os humildes está a sabedoria” (11:2). “A humildade precede a honra” (15:33). “A recompensa da humildade e do temor do SENHOR são riquezas, honra e vida”. (22:4). Tiago nos diz: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (4:6). Muitas vezes esquecemos a importância da humildade.

Você sabia que o orgulho foi o primeiro pecado cometido? Um anjo chamado Lúcifer tentou exaltar-se acima de Deus: “Subirei ao céu, exaltarei o meu trono acima das estrelas e me assentarei no monte da congregação, nas extremidades do Norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14:13-14). Após Deus o expulsar do céu, Lúcifer tornou-se Satanás, “o acusador”.

Todo pecado – seja qual for – tem orgulho em sua raiz, porque todo pecado é um desafio a Deus. O que poderia ser mais orgulhoso do que dizer: “Eu não vou seguir os padrões de Deus”? Então, ao tentar vencer o pecado, também devemos lidar com o nosso orgulho. É impossível ser salvo sem humildade. Deus não está impressionado com as credenciais. Você deve ir a Deus e dizer: “Eu sou um pecador, e percebo que não sou digno de nada”. Não há outro caminho para a família de Deus e nenhuma outra maneira de andar quando você estiver lá.

Embora você tenha lido sua Bíblia, orado, tenha ido à igreja durante toda a sua vida, ou mesmo plantou igrejas, se você não estiver caminhando com humildade, você não está andando dignamente. A caminhada piedosa começa com “humildade”.

Sugestão para a oração

Considere como o orgulho se manifesta em algumas áreas de sua vida, confesse a Deus e peça o Seu perdão.

Estudo adicional

Leia Lucas 18:9-14. Compare as atitudes do cobrador de impostos e do fariseu. Qual deles agradou a Deus e por quê?

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso
Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET - Junta de Educação Teológica do IRSE - Instituto Reformado Santo Evangelho.