11 de Janeiro – Recursos Divinos para Caminharmos em Santidade

Share

Por isso eu, o prisioneiro no Senhor, peço que vocês vivam de maneira digna da vocação a que foram chamados… (Efésios 4:1).

Um estilo de vida digno só é possível pelos recursos de Deus.

Andar é usado frequentemente na Escritura como um símbolo da vida cristã. É simplesmente uma referência à sua conduta ou estilo de vida – um compromisso diário de seguir a Cristo. Como cristãos, “andamos em novidade de vida” (Romanos 6:4). João escreveu: “E o amor é este: que andemos segundo os mandamentos de Deus. Este mandamento, como vocês ouviram desde o princípio, é que vocês vivam nesse amor” (2 João 6). Paulo disse para andarmos em boas obras (Efésios 2:10) e para agradarmos a Deus em nossa caminhada perante Ele (1 Tessalonicenses 4:1).

Em Efésios 4:1, Paulo está dizendo: Deixe seu estilo de vida ser digno do chamado ao qual você foi chamado.

Você pode perguntar: É possível trilhar este caminho? Sim, mas somente nesta base: você deve se dedicar a ser fortalecido com o poder do Espírito Santo (Efésios 3:16). A Palavra de Cristo deve habitar em seu coração, seu amor deve penetrar sua vida (v. 17-19), e você deve ser “cheio para toda a plenitude de Deus” (v. 19), que “é capaz de fazer muito mais além de tudo o que pedimos ou pensamos” (v. 20). Devemos viver pelos recursos que Deus nos deu para andarmos no caminho da piedade. Nós nunca conseguiremos sabendo apenas teologia e tentando pelos nossos próprios esforços.

Você está tentando viver como cristão sem oração, sem estudar a Bíblia, ou mesmo sem pensar muito em Cristo, exceto no domingo? Você está tentando ser justo sem confiar no Espírito Santo? Se você estiver, você irá se frustrar com seus esforços. Você deve se comprometer todos os dias e em todos os momentos com o Senhor, confiando em Sua força. Além disso, por que você quer viver em seu próprio poder quando você pode viver pelo poder de Deus?

Sugestão para a oração

Agradeça a Deus por lhe dar o Espírito Santo, que lhe dá o poder de andar dignamente perante Ele e os outros.

Ore todos os dias para que o Espírito Santo o fortaleça para viver de uma maneira que agrade a Deus.

Estudo adicional

Leia Gálatas 5: 16-25.

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso
Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET - Junta de Educação Teológica do IRSE - Instituto Reformado Santo Evangelho.