10 de Janeiro – O Amor que Alimenta a Caminhada Piedosa

Share

Por isso eu, o prisioneiro no Senhor, peço que vocês vivam de maneira digna da vocação a que foram chamados… (Efésios 4:1).

O amor por Cristo é o que nos compeli a viver uma vida exemplar.

O que você pensa quando ouve a palavra mendigo? Provavelmente você imagina uma pessoa abatida, com roupas esfarrapadas e uma mão estendida, pedindo dinheiro ou comida.

Será que você se surpreenderia em saber que o apóstolo Paulo era um mendigo? Ele não pediu dinheiro, mas pediu para que as pessoas seguissem a Cristo. A palavra traduzida por “peço”, neste versículo, significa “chamar alguém com intensidade” ou “invocar alguém”.

Paulo invocou muitas pessoas. Ele implorou a Herodes Agripa que ouvisse o evangelho (Atos 26:3). Ele disse à igreja em Roma: “Portanto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, peço que ofereçam o seu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Este é o culto racional de vocês” (Romanos 12:1). Para os coríntios, ele disse: “… Em nome de Cristo, pois, pedimos que vocês se reconciliem com Deus” (2 Coríntios 5:20). Quando Paulo estava comprometido com algum princípio da verdade divina, implorava às pessoas a responder. Ele não se aproximou do ministério com desapego ou indiferença.

Paulo novamente se sente obrigado a implorar em Efésios 4:1: “Por isso eu, o prisioneiro no Senhor, peço que vocês vivam de maneira digna da vocação a que foram chamados”. Ele não diz isto de modo normal: É essencial que você caminhe dignamente. Ele implora. Por quê? Quando você não caminha piedosamente, Deus não é glorificado em sua vida, você não é totalmente abençoado, a igreja não pode trabalhar completamente e, portanto, o mundo não pode ver Jesus Cristo por quem Ele é. Muita coisa depende da nossa caminhada piedosa. Paulo nos pede para mostrar o quão vital é a dignidade.

O amor de Paulo demonstra uma verdade importante: enquanto o conhecimento é necessário na vida cristã, é nosso desejo ser como Cristo, que nos constrange à justiça. E, quando tivermos esse desejo, será natural para nós implorar aos que nos rodeiam que sigam a Cristo também.

Sugestão para a oração

Peça a Deus para lhe dar o coração do apóstolo Paulo, que disse: “… somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por meio de nós. Em nome de Cristo, pois, pedimos que vocês se reconciliem com Deus” (2 Coríntios 5:20).

Estudo adicional

Leia Filipenses 3:7-14 .

O que caracterizou o zelo de Paulo?

Qual dessas características você não tem? Procure maneiras de adquiri-las à medida que você estuda diariamente a Palavra de Deus.

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso
Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET - Junta de Educação Teológica do IRSE - Instituto Reformado Santo Evangelho.