8 de Janeiro – Guardando-se do Pecado

Share

Por isso eu, o prisioneiro no Senhor, peço que vocês vivam de maneira digna da vocação a que foram chamados … (Efésios 4:1).

Conhecer e obedecer a Palavra de Deus ajuda-nos a caminhar dignamente, protegendo-nos do pecado.

Enquanto estamos discutindo a importância de conhecer a doutrina correta antes do dever correto, vemos que conhecer a Bíblia nos ajuda a caminhar dignamente – ela nos protege do pecado. Vez ou outra você pode ouvir pessoas que têm uma atitude fatalista em relação ao pecado dizer: “Eu não pude me ajudar” ou “o Diabo me fez fazer isso”. Essas desculpas dos cristãos são tolas, pois Deus nos deu meios para resistir à tentação.

O salmista disse: “Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti” (Salmo 119:11). Sem conhecimento, somos indefesos e vulneráveis. Conhecer a verdade de Deus – por meio do estudo e da aplicação – nos permite dizer não ao pecado e sim à justiça. Qualquer um que coloca a fé em Jesus Cristo, mas que não mantém a Palavra de Deus constantemente na mente ficará preso no pecado uma e outra vez.

Embora devamos conhecer a Palavra de Deus para nos defender contra o pecado e obedecer à vontade de Deus, existe um perigo. Uma vez que conhecemos a Sua verdade, somos responsabilizados pelo que conhecemos.

2 Pedro 2:21 fala de apóstatas, aqueles que conheciam sobre Jesus Cristo, mas retornaram à sua vida anterior sem se comprometerem com Ele: “Pois teria sido melhor que eles nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, voltar atrás e se afastar do santo mandamento que lhes havia sido dado”. Tiago 4:17 diz: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando”.

Contudo, não saber é melhor do que saber e não obedecer. O melhor, é claro, é conhecer a Palavra e obedecê-la, porque é o nosso alimento espiritual: “Como crianças recém-nascidas, desejem o genuíno leite espiritual, para que, por ele, lhes seja dado crescimento para a salvação” (1 Pedro 2 2). Para um cristão, negligenciar a Palavra resulta em fome espiritual.

Sugestão para a oração

Peça perdão por momentos em que você conheceu o que é certo, mas não o fez.

Estudo adicional

Leia sobre um jovem que caiu em tentação em Provérbios 7. Contraste-o com José em Genesis 39. Qual a diferença entre eles?

Pense em como o Salmo 119:9 se relaciona com eles e com você.

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso
Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET - Junta de Educação Teológica do IRSE - Instituto Reformado Santo Evangelho.