4 de Janeiro – Tornando-se o que você já é

Share

Por isso eu, o prisioneiro no Senhor, peço que vocês vivam de maneira digna da vocação a que foram chamados… (Efésios 4:1).

A vida cristã está simplesmente se tornando o que Cristo já fez por você.

Suponha que imediatamente depois que você foi salvo, o Senhor gravou em sua testa as palavras: “Me veja. Eu sou filho de Deus”. Como isso afetaria seu estilo de vida?

Podemos não ter uma marca física como essa, mas carregamos o nome de Cristo neste mundo. Quando confiamos no Senhor Jesus Cristo, nos tornamos parte de sua família (Gálatas 4:1-7). Ele “concedeu livremente” Sua graça para nós (Efésios 1:6). Ele “nos abençoou com bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” (1:3). Temos uma herança rica e gloriosa no céu (1:18). Realmente, como filhos de Deus, temos muitos direitos, honras e privilégios, mas Ele espera que nos comportemos como Seus filhos. Assim como uma criança honra ao seu pai obedecendo-o, honramos a Deus caminhando de modo digno. Nossas ações devem ser ações que Ele aprova. Nossos desejos devem ser os desejos de Deus. Nossas metas e objetivos devem ser Suas metas e objetivos.

Um dos meus professores no seminário me disse uma vez que toda a vida cristã está simplesmente se tornando o que você é. Porque você é filho de Deus, você precisa agir como um filho de Deus. Na verdade, a raiz da palavra grega traduzida como “digna”, em Efésios 4:1, fala de equalização e equilíbrio. Deve haver uma perfeita harmonia entre quem você é e como você vive.  Falhamos em nosso compromisso com Cristo quando deixamos de viver dessa maneira.

Lembre-se, porém, que nossa obediência a Deus não deve ser uma conformidade com regras e regulamentos por medo ou orgulho legalista. Em vez disso, é uma conformidade com a justiça por gratidão e um profundo amor por Cristo. Nosso desejo de sermos filhos dignos é um resultado de compreender e apreciar tudo o que Ele fez por nós.

Filipenses 1:27 diz: “Acima de tudo, vivam de modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo até aí para vê-los ou estando ausente, eu ouça a respeito de vocês que estão firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé do evangelho”…

Sugestão para a oração

Peça ao Senhor para ajudá-lo a agir como Seu filho.

Estudo adicional

Leia 1 João 2:6. Cristo é o nosso exemplo supremo para uma caminhada piedosa.

Encontre exemplos nos Evangelhos onde Ele demonstra o Seu compromisso com o Pai.

Como você pode seguir seu exemplo hoje?

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso
Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET - Junta de Educação Teológica do IRSE - Instituto Reformado Santo Evangelho.