7 de Dezembro – Produzindo Frutos

Share

Não se pode ser cristão sem frutos. Na verdade, todos os cristãos produzem alguma medida de todo o fruto do Espírito. Não é aquele que recebe o fruto do amor e outro o fruto da alegria. Todo o fruto deve ser manifestado em todos os cristãos.

O grau de manifestação do fruto do Espírito pode variar de cristão para cristão, e até mesmo esporadicamente na vida de cada um. O Espírito Santo produz o fruto. O fruto do Espírito faz parte da obra de santificação do Espírito. A santificação não é um trabalho completamente monergístico; também é sinérgico. Envolve e requer a cooperação do cristão. Estamos trabalhando a nossa salvação enquanto – ao mesmo tempo – Deus está trabalhando dentro de nós.

Todo o nosso trabalho de santificação não renderia frutos se Deus não estivesse trabalhando em nós. Em última análise, é o Seu fruto, na medida em que Deus é a fonte dele e poder para ele. Todavia, a medida completa do fruto do Espírito exige que trabalhemos. Nós devemos trabalhar ocasionalmente. Nosso trabalho deve ser feito com reverência e temor.

Na presença de Deus

Deus está trabalhando dentro de você. Você está cooperando?

Passagens para estudo adicional

Hebreus 10:10; Hebreus 10:14; 1 Coríntios 6:11

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso

Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET – Junta de Educação Teológica do IRSE – Instituto Reformado Santo Evangelho.