4 de Dezembro – Renovando a Mente

Share

É possível ter conhecimento sem ter sabedoria. Entretanto, não é possível ter sabedoria sem conhecimento. O conhecimento é uma condição prévia necessária para a sabedoria. A prática da piedade exige que conheçamos e entendamos o que a piedade requer.

A vida cristã é uma vida transformada. A transformação da vida surge, como o apóstolo Paulo declara, através da renovação da mente. Uma compreensão da Palavra de Deus renova a mente. A Palavra de Deus expressa a mente de Deus para nós.

Nossas mentes devem ser conformes à mente de Cristo. Essa conformidade não ocorre automaticamente ou instantaneamente na conversão. Nossa conversão, pelo poder do Espírito Santo, não é o fim do nosso processo de aprendizagem, mas o começo. Na conversão nos inscrevemos na escola de Cristo. Não há graduação neste lado do céu. É uma peregrinação da educação ao longo da vida.

A busca da sabedoria é a busca do conhecimento de Deus. Em certo sentido, Sócrates estava certo em sua insistência de que a conduta correta reside no conhecimento correto. Isso não é no sentido de que o conhecimento correto garante o comportamento correto, mas no sentido de que o conhecimento, quando se desenvolve para a sabedoria, leva ao comportamento correto. Assim, os filósofos podem se tornar “amantes de Deus”.

Na presença de Deus

Renova sua mente hoje, imergindo-a na Palavra de Deus.

Passagens para estudo adicional

2 Tessalonicenses 2:1-2; 1 Coríntios 2:16; 2 Coríntios 10:4-5

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso

Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET – Junta de Educação Teológica do IRSE – Instituto Reformado Santo Evangelho.