1 de Dezembro – Colocando a Fé em Ação

Share

O autor da carta aos Hebreus define a fé como “a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem”. (Hb 11:1). A fé preenche o vácuo da esperança. A esperança, quando associada à fé, tem substância, e a substância é algo em vez de nada. A fé também fornece evidências para o que não é visível. A fé não é cega. Na verdade, longe de ser cega, é ao mesmo tempo ampla e perspicaz. Sua evidência não depende da especulação, mas da confiança em um Deus que vê o que não podemos ver. Reside na confiança na confiabilidade de cada promessa que é proferida por Deus.

Uma coisa é acreditar em Deus. É o bastante para qualquer um acreditar nele. Abraão acreditou quando Deus disse que iria mostrar-lhe um lugar melhor. Ele também acreditou em Deus novamente quando o mesmo dramatizou a promessa da aliança em Gênesis 15, e por esta fé, Abraão foi considerado justo. Ele foi justificado por sua fé.

Que a fé de Abraão era genuína é vista pelo fato de ele ter obedecido a Deus pela fé. A fé verdadeira é sempre uma fé obediente. Abraão obedeceu ao chamado de Deus em sua vida – e ele demonstrou essa obediência quando ele “partiu”. Sua fé foi posta em ação.

Na presença de Deus

Como você pode colocar a sua fé em ação hoje?

Passagens para estudo adicional

Romanos 4:17-22

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso

Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET – Junta de Educação Teológica do IRSE – Instituto Reformado Santo Evangelho.