Subjetividade e a Vontade de Deus

Share

Se você depende de mensagens internas, subjetivas e “impressões” do Senhor, o que impede você de imaginar que tenha recebido dele? Além disso, que mecanismo confiável e objetivo existe para evitar que você interprete sua própria imaginação como uma instrução divina?

Conforme vimos na última vez, muitas pessoas boas e até alguns heróis de nossa fé se enquadram neste mesmo erro, confundindo a imaginação com a revelação. Muitos cristãos – talvez a maioria – acreditam que Deus usa alusões subjetivas para orientá-los a tomar decisões importantes. Uma pesquisa meticulosa da história da igreja, sem dúvida, confirma que a maioria dos cristãos que se apoiaram em ostensivas “revelações” imediatas ou impressões subjetivas de Deus acabaram envergonhados, confusos, desapontados e frustrados.

As Escrituras não sugerem que devemos procurar a vontade de Deus ou a Palavra de Deus (orientação pessoal ou nova profecia) em impressões subjetivas. Então, como podemos saber a vontade divina?

Praticamente, todos os cristãos lidam com a questão de como conhecer a vontade de Deus em qualquer âmbito individual. Nós, particularmente, lutamos quando enfrentamos as principais decisões da adolescência, como que profissão vamos seguir, com quem nos casaremos, se iremos ou não para a faculdade e para qual faculdade, e assim por diante. A maioria de nós teme que decisões erradas nesses pontos resultem em uma vida infeliz.

Infelizmente, muitos dos livros e panfletos sobre discernir a vontade de Deus estão eivados de “receitas” místicas sobre buscar uma sensação de paz, ouvir um “chamado” divino por uma “voz interior” e outros presságios subjetivos que apontam o caminho que vai para Deus.

Esse tipo de “discernimento” não é o que a Escritura ensina. Se examinarmos tudo o que a Bíblia tem a dizer sobre conhecer a vontade de Deus, o que descobriremos é que, em toda a parte, as Escrituras mencionam expressamente o assunto e estabelece orientações objetivas. Se reunirmos essas diretrizes, obteremos uma imagem bastante abrangente da vontade de Deus para cada cristão. Podemos resumi-la assim:

É a vontade de Deus que sejamos salvos. “… ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9). “Deus, o nosso salvador, deseja que todos os homens sejam salvos e conheçam a verdade” (1 Timóteo 2:3-4).

É a vontade de Deus que sejamos cheios de Espírito. “Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual é a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito…” (Efésios 5.17-18).

É a vontade de Deus que sejamos santificados. “Porque esta é a vontade de Deus, a nossa santificação” (1 Tessalonicenses 4:3).

É a vontade de Deus que sejamos submissos. “… recebendo injustiça por salário da injustiça que praticam. Considerando como prazer a sua luxúria carnal em pleno dia, quais nódoas e deformidades, eles se regalam nas suas próprias mistificações, enquanto banqueteiam junto convosco; tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecado, engodando almas inconstantes, tendo coração exercitado na avareza, filhos malditos; abandonando o reto caminho, se extraviaram, seguindo pelo caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça” (2 Pedro 2:13-15).

É a vontade de Deus que soframos. “Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem” (1 Pedro 4:19). “Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação” (Filipenses 1:29). “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2 Timóteo 3:12).

Se todos esses aspectos objetivos da vontade de Deus são realidades em sua vida, você não precisa se preocupar com as outras decisões que deve tomar. Enquanto as opções que você enfrenta não envolvem problemas diretamente proibidos ou ordenados nas Escrituras, você pode fazer o que quiser.

Eu posso escolher o que fazer? Sim, dentro dos limites expressamente estabelecidos na Palavra de Deus. Se esses cinco princípios objetivos forem consistentemente verdadeiros em sua vida – se você for salvo, cheio de Espírito, santificado, submisso e sofrendo por causa da justiça – você é completamente livre para escolher o que quiser.

De fato, Deus providencialmente governa sua escolha moldando seus desejos. O Salmos 37:4 diz: “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração”. Isso não significa apenas que Ele concede os desejos de seu coração; sugere que Ele coloca os desejos lá. Com efeito, mesmo quando escolhemos livremente, Sua providência soberana orienta as “escolhas livres” que fazemos. Que confiança devemos ter quando vivemos nossas vidas diante de Deus!

Isso não é sugerir que devemos tentar decifrar a vontade de Deus através do que podemos observar de Sua providência. Isso nos levaria de volta ao domínio da determinação da verdade subjetivamente. Mas podemos ter confiança quando fazemos escolhas que Deus providencialmente irá trabalhar todas as coisas de acordo com a Sua vontade perfeita (Romanos 8:28; Efésios 1:11). Não precisamos ficar paralisados com medo de que uma decisão errada possa arruinar nossas vidas para sempre.

Há algumas advertências que precisam ser destacadas aqui. Obviamente, se seus desejos são pecaminosos, egoístas ou erroneamente motivados, então você não está realmente cheio pelo Espírito, ou então você não está buscando a santificação da maneira que deveria. Sua primeira responsabilidade é colocar as áreas de sua vida em ordem. Em outras palavras, se você busca a vontade própria e o desejo carnal, você saiu da vontade de Deus em relação a um ou mais dos principais princípios objetivos. Você precisa se alinhar com o objetivo, a vontade revelada de Deus, antes que você possa tomar qualquer decisão que esteja tencionando.

E, mais uma vez, nossa liberdade de escolha se estende apenas nas questões não abordadas especificamente nas Escrituras. Obviamente, ninguém que seja verdadeiramente salvo, cheio de Espírito, santificado, submisso e sofrendo por Cristo, desobedeceria intencionalmente a Palavra de Deus. Nenhum cristão tem a liberdade, por exemplo, de violar 2 Coríntios 6:14, casando-se com um incrédulo (a).

Sobretudo, devemos utilizar a sabedoria bíblica nas escolhas que fazemos. Devemos aplicar a sabedoria em todas as nossas decisões. Observe novamente o início de Efésios 5:17: “Não seja tolo”. Ser cheio de Espírito é ser sábio, discernir (ver Êxodo 35:31; Deuteronômio 34:9; veja também Efésios 5:18 com Colossenses 3:16). A sabedoria bíblica – que é a marca da pessoa cheia pelo Espírito – é a plataforma certa na qual toda decisão a ser tomada deve se basear. Devemos considerar nossas opções sob essa luz e buscar as escolhas que parecem mais sábias, e não apenas se sentimos ser a melhor (Provérbios 2: 1-6).

Isso significa que, se meditarmos na vontade de Deus biblicamente, permaneceremos no domínio da verdade objetiva. A Bíblia nunca nos encoraja a tentar determinar a vontade de Deus por meio de impressões subjetivas, “induzindo” o Espírito Santo, da “voz suave” de Deus, ou de sinais milagrosos, como a lã de Gideão (Juízes 6:36-40). Se não buscarmos sermos liderados em formas subjetivas como essas – especialmente se negligenciarmos a verdade objetiva e a sabedoria bíblica – certamente teremos problemas. Tomar decisões com base em critérios subjetivos é uma forma sutil de uma fé imprudente.

Uma das contribuições significativas do livro histórico de Garry Friesen, Decision Making e a Will of God, é um capítulo que explora as armadilhas de tentar discernir a vontade de Deus através de impressões subjetivas. “Impressões são impressões” é o título do capítulo. “Se a fonte do conhecimento de alguém é subjetiva”, escreve Friesen, “então o conhecimento também será subjetivo, e, portanto, incerto”.

Em um momento, Friesen suscita a questão: “Como posso dizer se essas impressões são de Deus ou de alguma outra fonte?” Ele escreve:

Esta é uma questão perigosa. As impressões podem ser produzidas por qualquer número de fontes: Deus, Satanás, um anjo, um demônio, emoções humanas (como medo ou êxtase), desequilíbrio hormonal, insônia, medicação ou mau humor. As impressões pecaminosas (tentações) podem ser expostas pelo que são pela consciência sensibilizada pelo Espírito e pela Palavra de Deus. Mas, além disso, há uma batalha subjetiva de incerteza. Pois, em áreas não morais, as Escrituras não fornecem diretrizes para distinguir a voz do Espírito da voz do eu ou qualquer outra “voz” possível. E a experiência não oferece nenhuma garantia confiável de identificação (e é por isso que a questão surge em primeiro lugar). Uma terrível frustração tem sido experimentada por cristãos sinceros que, ingenuamente, tentam decifrar o código do testemunho interno.

Algo mais importante do que isso é o fato de que a Escritura nunca nos ordena a buscar ouvir qualquer voz interior. Nós somos ordenados a estudar e meditar nas Escrituras (Josué 1:8; Salmos 1:1-2). Somos instruídos a cultivar sabedoria e discernimento (Provérbios 4:5-8). É dito para caminharmos sabiamente e aproveitar ao máximo o nosso tempo (Efésios 5:15-16). Nós somos ordenados a obedecer aos mandamentos de Deus (Deuteronômio 28: 1-2, João 15:14). Mas nunca somos encorajados a buscarmos a voz interior.

Pelo contrário, somos alertados de que nossos corações são tão enganosos e desesperadamente perversos que não podemos compreendê-los (Jeremias 17:9). Certamente isso deve nos tornar bem relutantes em atender as solicitações e mensagens que surgem em nosso interior.

Essa, por sinal, é uma das deficiências da posição perigosa de Wayne Grudem em relação à profecia. Ao definir a revelação como “algo que Deus traz à mente”, Grudem nunca explora a questão crítica de como determinar se uma impressão na mente de fato vem de Deus. Contudo, esta parece ser a questão mais urgente de todas para alguém que está prestes a declarar uma impressão mental como uma profecia do Senhor.

Em contraste, Friesen escreve: “As impressões internas não são uma forma de revelação. Portanto, a Bíblia não aplica as impressões interiores com autoridade para atuarem como indicadores de orientação divina. As impressões não são autoritativas. As impressões são impressões”.

Com efeito, esse é o verdadeiro caminho da sabedoria bíblica.

Haddon Robinson complementa: “Quando elevamos nossas impressões interiores ao nível da revelação divina, estamos flertando com a adivinhação”. Em outras palavras, aqueles que tratam impressões subjetivas como profecia reveladora estão realmente praticando uma forma de adivinhação. Aqueles que estão dispostos a atender vozes interiores e impressões mentais podem estar ouvindo as mentiras de um coração enganoso, as fantasias de uma imaginação hiperativa ou mesmo a voz de um demônio. Uma vez que os critérios objetivos são descartados, não há como saber a diferença entre verdade e falsidade. Aqueles que seguem impressões subjetivas são, por definição, indiscutíveis. O misticismo e o discernimento simplesmente não se misturam.

 

 

Autor: John MacArthur

Fonte: Grace to You

Tradução: Leonardo Dâmaso

Divulgação: Reformados 21

 

 

Reformados 21. Todos os direitos reservados. Você está autorizado a compartilhar os artigos deste site para republicações, desde que informe o autor, tradutor (quando houver) e as fontes principais e intermediárias, inclusive o Reformados 21. Não é permitido a alteração do conteúdo original e a utilização para fins comerciais.

 

 

 

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso
Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET - Junta de Educação Teológica do IRSE - Instituto Reformado Santo Evangelho.