7 de Novembro – Tornando-se um Adorador de Deus

Share

“A igreja é chata”. Esse é o motivo frequentemente declarado do por que as pessoas ficam longe da igreja. Isso levanta algumas questões importantes. Como é possível que um encontro com um Deus majestoso, incrível e vivo possa ser considerado “chato” por alguém?

Deus não é enfadonho. Se a adoração é tediosa para nós, não é porque Deus é chato. Os sermões e as liturgias podem ser enfadonhos, mas Deus não pode ser chato. O problema – penso eu – é com a configuração, o estilo e o conteúdo da nossa adoração.

O Novo Testamento fornece poucas informações sobre o culto cristão apropriado. Estabelece algumas diretrizes, mas não oferece muito conteúdo. Em contraste, o Antigo Testamento mostra um panorama informativo de adoração. Isso coloca alguns perigos, bem como algumas pistas vitais para a adoração. Não podemos simplesmente restabelecer os elementos do culto do Antigo Testamento, porque muitos deles foram claramente cumpridos definitivamente com a obra final de Cristo na Sua oferta de sacrifício perfeito.

O Antigo Testamento fornece uma chave para os elementos envolvidos na adoração. Vemos, por exemplo, que a mente deve estar envolvida na adoração. A centralidade da pregação sublinha o papel crucial da Palavra. O culto num todo, entretanto, é verbal e não verbal. A pessoa em sua totalidade é direcionada e envolvida em uma experiência de culto. Observamos que, no Antigo Testamento, o culto envolveu intimamente todos os cinco sentidos: visão, fala, tato, cheiro e gosto.

Na presença de Deus

A igreja é chata para você? O que você acha que pode ser o motivo? Passe algum tempo em oração pedindo a Deus para mostrar-lhe como se tornar um verdadeiro adorador.

Passagens para estudo adicional

Salmo 132:7; Salmo 86: 9; Salmo 29:2

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso
Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET - Junta de Educação Teológica do IRSE - Instituto Reformado Santo Evangelho.