12 de Outubro – Recebendo a Garantia da Salvação

Share

Como, então, obteremos esta certeza? A Escritura declara que o Espírito Santo testifica com nossos espíritos que somos filhos de Deus. Este testemunho interno do Espírito Santo é tão vital quanto complexo. Pode ser submetido a distorções severas, sendo confundido com o subjetivismo e a ilusão. O Espírito dá o Seu testemunho com a Palavra e através da Palavra, nunca contra ou sem a Palavra.

Uma vez que é possível ter falsas garantias de salvação, torna-se urgente que busquemos o testemunho do Espírito em e através da Palavra. A falsa garantia geralmente decorre de uma compreensão defeituosa da salvação. Se alguém não entender as condições necessárias para a salvação, a garantia será, na melhor das hipóteses, uma hipótese de sorte.

Portanto, insistimos que a doutrina correta é um elemento crucial na obtenção de uma base sólida para a certeza. Pode até ser uma condição necessária, embora de modo algum seja uma condição suficiente. Sem a doutrina correta, teremos uma compreensão errada da salvação. Entretanto, ter um bom entendimento da salvação não é a garantia de que temos a salvação que entendemos de modo tão sólido.

Na presença de Deus  

Agradeça a Deus pelo testemunho de Seu Espírito e de Sua Palavra, que garantem a sua salvação.

Passagens para estudo adicional

Filipenses 2:12; Romanos 10:10; Romanos 1:16

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso

Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET – Junta de Educação Teológica do IRSE – Instituto Reformado Santo Evangelho.