11 de Outubro – Meditando Na Questão Mais Importante

Share

Muitos acreditam que a garantia da salvação eterna não é passível nem mesmo de ser procurada. Reivindicar esta certeza é considerado um pretexto de extrema arrogância, o nadir da presunção

Entretanto, se Deus declara que é possível ter plena garantia da salvação e até ordena que a busquemos, seria extremamente arrogante negar ou negligenciar isso.

De fato, Deus nos ordena a buscar certeza sobre a nossa salvação: “Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão” (2 Pedro 1:10, NVI).

Este imperativo não admite negligencia justificável. Ele aborda uma questão crucial. A pergunta “Eu sou salvo?” é uma das questões mais importantes que posso me perguntar. Preciso conhecer a resposta. Devo saber a resposta. Isso não é insignificante.

Sem a garantia da salvação, a vida cristã é instável. É vulnerável aos rigores debilitantes das mudanças de humor e permite ao lobo da heresia acampar no degrau de nossa porta.

O progresso na santificação requer um fundamento firme na fé. Sem isso, a base desmorona.

Na presença de Deus

Peça a Deus para consolidar o fundamento de sua fé com a garantia divina de sua salvação.

Passagens para estudo adicional

2 Pedro 1:10; Efésios 2:4-5; 1 Pedro 1:5

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso

Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET – Junta de Educação Teológica do IRSE – Instituto Reformado Santo Evangelho.