10 de Outubro – Enfrentando Nossos Medos

Share

Somos frágeis mortais, propensos a todo tipo de medo. Temos uma insegurança interna que nenhuma quantidade de assobios no escuro pode nos acalmar. Buscamos garantia sobre as coisas que mais nos amedrontam.

A proibição proferida com mais frequência pelo nosso Senhor é o imperativo “Não temas”. Ele disse isso com bastante frequência aos Seus discípulos e aos outros. Ele enfrentou isso que quase chegou a soar como uma saudação. Onde a maioria das pessoas cumprimenta os outros dizendo “Oi” ou “Olá”, as primeiras palavras de Jesus foram, por muitas vezes, “Não temas”.

Por quê? Talvez a predileção de Jesus por essas palavras tenha surgido do Seu senso agudo do medo que agarra todos os que se aproximam do Deus vivo. Tememos o poder dEle. Tememos a ira dEle e, sobretudo, tememos Sua rejeição final.

A certeza de que mais precisamos é a certeza da salvação. Embora tenhamos que pensar muito sobre isso ou meditar profundamente, sabemos – se apenas intuitivamente – que a pior catástrofe que poderia acontecer conosco é sermos visitados pela ira punitiva final de Deus. Nossa insegurança é agravada pela certeza de que nós a merecemos.

Na presença de Deus

Escute a Palavra de Deus hoje: Não temas!

Passagens para estudo adicional

Isaías 41:10; Lucas 12:32; Hebreus 13:6

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso

Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET – Junta de Educação Teológica do IRSE – Instituto Reformado Santo Evangelho.