6 de Outubro – Cumprindo o Seu Dever

Share

O ouvido humano é um órgão estranho. Existem orelhas de todos os tamanhos e formas. Elas são a alegria do cartunista, que pode facilmente desenhar caricaturas exagerando os seus ângulos. O apêndice e o cóccix foram apelidados de “apêndices vestigiais” por pessoas convencidas de sua importância funcional relativamente inútil. Ninguém jamais chamou o ouvido de “vestigial”, pois seu valor não é tanto cosmético quanto funcional. Jesus disse sucintamente: “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça”.

Nós somos dotados pelo nosso Criador com certas responsabilidades inalienáveis, entre as quais está o amor, a obediência e a busca da vocação. Estas podem ser resumidas com uma palavra de cinco letras que se tornou uma obscenidade moderna: dever. O dever implica em responder a um chamado, responder a uma obrigação.

Nossos ouvidos são assaltados diariamente por uma cacofonia de sons, tornando difícil às vezes distinguir entre um chamado de boa fé e um ruído sem sentido. Recebemos chamadas telefônicas, chamadas de fogo, chamadas do despertador, chamadas de casa e chamadas tardias para o jantar. Recebemos chamadas de nossos chefes, de nossos professores e de nossos familiares. Chamadas para portões de saída, chamadas de vendas e chamadas de natureza.

Apenas uma chamada traz a força da obrigação absoluta e final. Posso ignorar minhas chamadas telefônicas e até mesmo desafiar a chamada de um familiar, fugindo para o Canadá enquanto alimento uma esperança de anistia futura. O chamado de Deus também pode ser ignorado ou desobedecido, mas nunca com impunidade. Posso me casar com Betty ou Sally e morar em Chicago ou em Tuscaloosa. Posso construir uma casa pequena ou uma casa grande, ou mesmo viver em um apartamento. Eu posso dirigir um Cadillac ou um Honda – vivemos em um país livre.

No tocante à vocação, entretanto, não é um universo gratuito. Uma exigência absoluta e não negociável da minha vida é que eu seja fiel à minha vocação. Este é o meu dever.

Na presença de Deus

Você está respondendo ao chamado de Deus? Você está sendo fiel à vocação para a qual você é chamado?

Passagens para estudo adicional

Hebreus 3:7-8; 4:7

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso
Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET - Junta de Educação Teológica do IRSE - Instituto Reformado Santo Evangelho.