Share

O ateísmo é a negação de Deus. É impiedade e ser alienado de Deus. O conhecimento e o reconhecimento de uma Divindade são tão inatos para o homem quanto a sua racionalidade. Como a racionalidade de um homem é mais distinta e mais exercida do que em outros homens, e como alguns são desprovidos da capacidade de raciocínio, são loucos  devido ao alcoolismo, possuem danos cerebrais ou outra indisposição, toda a racionalidade, aparentemente, é quase perdida. O conhecimento natural de Deus também é mais cognoscível em um do que em outro. Ademais, muitos obscureceram ou quase extinguiram esse conhecimento natural por conta da resignação à impiedade, do pecado contínuo contra a luz e por serem “rivais” de Deus. Mesmo assim, uma centelha sempre permanece no coração que, de vez em quando, ao contrário da vontade, se manifesta.

Pertence ao ateísmo obliterar Deus e não mantê-lo em nosso conhecimento, isto é, não focar continuamente nossa atenção em Deus. Se alguém ainda se lembra dele, todavia seus atributos não transmitem nenhuma impressão e não têm efeito sobre o coração. Isso não afasta a pessoa do pecado nem a motiva conduzir-se no amor, no temor dependente e na obediência que as perfeições de Deus o constrangem. Em resumo, isto é viver – seja por um tempo mais curto ou mais longo –, como se não houvesse Deus, ou como se Deus não fosse o Deus que Ele é.

 

 

Autor: Wilhelmus à Brakel

Tradução: Leonardo Dâmaso

Trecho extraído de The Christian’s Reasonable Service, volume 3, pág 90.

Divulgação: Reformados 21

 

 

Reformados 21. Todos os direitos reservados. Você está autorizado a compartilhar os artigos deste site para republicações, desde que informe o autor, tradutor (quando houver) e as fontes principais e intermediárias, inclusive o Reformados 21. Não é permitido a alteração do conteúdo original e a utilização para fins comerciais.

Leonardo Dâmaso
Leonardo Dâmaso

Mineiro, de Divinópolis. Criador e editor-chefe do Reformados 21. Servo de Cristo, músico, compositor, teólogo, escritor, apologista, tradutor e blogueiro. Faço parte da JET – Junta de Educação Teológica do IRSE – Instituto Reformado Santo Evangelho.